Carro do futuro pode detectar nível alcoólico do motorista.

Atualmente empresas estão investindo em formas mais eficazes de testar o nível de álcool no sangue dos motoristas. A ideia é evitar acidentes e não apenas comprovar a embriaguez do cidadão.
Hoje já existem sistemas de bafômetros, autorizados pela corte judicial americana, que são instalados nos carros para que eles só possam ser ligados se o motorista estiver com um nível aceitável de álcool no organismo. Mas, como este aparelho é apenas um componente para o carro, uma empresa de pesquisas chamada QinetiQ decidiu desenvolver algo mais eficaz que poderá ser inserido a qualquer carro do futuro.
Segundo o site Techchee, o sistema da QinetiQ é baseado em sensores de toque incorporados no volante ou maçanetas que serão capazes de ler o nível de álcool no sangue do condutor do automóvel por meio da pele.
Isso vai evitar que os motoristas assoprem em aparelhos de bafômetro e também irá gerar resultados mais rápidos e precisos. 
Até agora, a empresa desenvolvedora apresentou apenas um protótipo do sistema, mas há ainda muito trabalho pela frente para aperfeiçoá-lo. Segundo a QinetiQ, os sensores deverão funcionar com exatidão.

Postar um comentário

0 Comentários